Confira também a cobertura do planejamento dos professores de Crateús: http://bit.ly/1p74JZC
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Materiais Oficina Conheça e Conserve a Caatinga
Você já pode conferir os materiais que nossa equipe de Educação Ambiental utilizou na Oficina Conheça e Conserve a Caatinga. Estão todos logo abaixo!
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Oficina Conheça e Conserve a Caatinga para escolas de Fortaleza!
Já iniciamos, em Fortaleza, as visitas para escolher as escolas que receberam nosso acompanhamento sobre educação ambiental. Nossa meta é capacitar os professores de nove escolas em três regionais durante um ano. As primeiras a receber nossa visita foram EEFM José Valdo Ribeiro Ramos (Carlito Pamplona) e EM Guiomar da Silva Almeida (Paupina).
Todas as novidades vamos trazendo por aqui!
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Oficina Conheça e Conserve a Caatinga com professores de Crateús e Buriti dos Montes
O projeto No Clima da Caatinga,
patrocinado pela Petrobras, ofereceu a Oficina Conheça e Conserve a Caatinga na
sua ação de Educação Ambiental. Realizada
no Centro Ecológico Samuel Johnson, a primeira fase da oficina teve duração de
16h e foi formada por duas turmas, uma com 15 professores do município de
Crateús – CE nos dias 30 e 31 de julho e outra com 26 professores do município
de Buriti dos Montes –PI nos dias 01 e 02 de agosto.
O kit Conheça e Conserve a Caatinga, que possui 04 volumes (O Bioma Caatinga, Mudanças Climáticas, Tecnologias Sustentáveis e Educação Ambiental) foi à fonte de conteúdos utilizada durante as aulas. Os professores que compareceram a oficina foram beneficiados com as cartilhas além do Calendário Ecológico, Caneta e Bloco de Notas.
Para os dois dias destinados a explicação do conteúdo, nossa equipe de educação ambiental preparou palestras e apresentações que tentavam despertar as maneiras mais dinâmicas para compreensão e assimilação das informações, pensando sempre em como o aluno poderia estar se envolvendo com aquele conteúdo. Tentando motivar ainda mais o contato com a natureza, também foram inseridas na programação algumas trilhas realizadas na Reserva Natural Serra das Almas.
A primeira fase foi
enriquecedora! E o segundo momento da oficina, com 4h de duração, já está agendado
para os dias 15 e 16 de agosto, em Crateús, com a turma da cidade e de Buriti
dos Montes, respectivamente. Nesse novo encontro abordaremos o volume de Educação
Ambiental e planejaremos um ano de ação, juntamente com os professores, para que os
conteúdos do Kit ‘Conheça e Conserve a Caatinga’ cheguem até os
estudantes. As atividades que serão planejadas contarão com o acompanhamento dos
Educadores Ambientais da Associação Caatinga ao longo do ano.
Projeto No Clima da Caatinga realiza Curso de Coleta de Sementes
O Projeto No Clima da Caatinga considera que capacitar produtores rurais para coleta e comercialização de sementes é umas das formas de barrar a degradação e garantir a retomada do equilíbrio natural dos ecossistemas.
Pensando em estimular a população para ações de reposição florestal, o NCC promoveu o Curso de Coleta de Sementes, para que as comunidades que vivem no entorno da Reserva Natural Serra das Almas envolvam-se com ações ambientais e ainda obtenham uma renda extra para compor seu orçamento financeiro.
Cerca de 40 pessoas participaram dos dois fins de semana de aulas, realizadas nos dias 19, 20, 26 e 27, no Centro Ecológico Samuel Johnson, localizada na RNSA. Entre os conteúdos apresentados estavam noções de colheita, beneficiamento, secagem, armazenamento, primeiros socorros, ascensão em árvores, associativismo e cooperativismo.
O intercâmbio de informações e experiências, entre os participantes, foi fundamental para as aulas, que contaram com atividades teóricas e práticas.
Veja o que os alunos falaram do curso:
"Eu vejo o curso de coletores como uma boa forma de ganhar dinheiro, sem precisar sair daqui da comunidade para tentar alguma coisa no sul" Anderson Rodrigues / Besouro / 16 anos
" Eu vou abrir uma pequena empresa de coleta de sementes da Caatinga, pois Felipy mostrou uns vídeos de algumas pessoas que abriram uma cooperativa de restauração florestal na Bahia e eles estão conseguindo tirar seu sustento com essa atividade. E o mais importante é que não precisa sair daqui da comunidade e nem da nossa cidade. Com isso eu posso ajudar a minha família" Alexandre Viana / Cabaças / 31 anos
Assinar:
Postagens (Atom)