quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Materiais de apoio para professores

Olá!

Estamos de volta, trazendo novos vídeos para incrementar suas aulas. Confira!

Ilha das Flores





É um curta metragem de 13 minutos e pode ser encaixado no tempo de uma aula. A facilidade de compreensão em razão da exposição didática das ideias, de forma encadeada e informações importantes, prendem a atenção dos alunos.

O curta apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita ao descarte por uma dona de casa, até a chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer serviriam de alimento para os porcos.

O filme é uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de parte da população brasileira. Mostra pessoas em situação sub humana.

Após a exibição do documentário, promova um ciclo de debates apontando cenas que retratam o consumismo, a geração de riqueza, exclusão social, e cite exemplos de locais que os alunos tenham conhecimento onde ocorrem situações semelhantes às apresentadas.



Quantas pessoas podem viver no planeta Terra? 




No documentário  "Quantas pessoas podem viver na Terra?", o naturalista David Attenborough investiga se o planeta caminha para uma crise populacional. Em sua análise, ele nota que a população humana já aumentou de 2,5 bilhões no ano de 1950 para 7 bilhões em 2010, ano que a pesquisa foi realizada. Um aumento realmente alarmante.




Potes, panelas e outras soluções 




A Islândia é um dos países periféricos da Europa Ocidental mais duramente atingido pela crise financeira. Com uma grande diferença: em vez de ajudar os banqueiros que faliram o país, decidiram prendê-los. Para isso o povo se uniu, criou o chamado Movimento Cívico, tirou os políticos do poder, realizou uma constituinte popular, questionou o modelo representativo viciado, as medidas de ajustes fiscais impostas pelo FMI e Banco Mundial e a corrupção que dominava o país a favor dos bancos.

Iniciou dessa maneira o que mais a mídia oligopolista teme: a Democracia Direta.
Por essas razões, a Islândia provavelmente será o primeiro país a sair da crise. E por estas mesmas razões, todas essas intensas movimentações e manifestações sociais que aconteceram no país não foram divulgadas na imprensa tradicional.




A revolução dos cocos 





Em Bougainville, no final da década de 80, a população se colocou contrária aos trabalhos da maior mineradora do mundo, que explorava cobre na região. A revolta começou depois de uma negociação entre os líderes comunitários locais e a mineradora. Os líderes exigiam o fim da extração de minérios na ilha e uma indenização que pudesse financiar a recuperação ambiental do lugar.

Não houve acordo. Iniciou-se uma operação de sabotagem contra as instalações da multinacional britânica. Posteriormente foi imposto um bloqueio econômico que isolou a ilha do resto do mundo.

O isolamento criou talvez a primeira Eco Revolução Criativa do mundo. Sem poder contar com produtos importados, toda a ilha teve que se reinventar para ser autossustentável. Os líderes da revolução também se preocupavam em garantir uma ilha melhor para as futuras gerações.




Sementes da Liberdade




Entenda porque as sementes transgênicas são uma ameaça à saúde, à sociedade, à diversidade nutricional, ao meio-ambiente e à soberania de um país. Entenda por que elas, a longo prazo, levam os pequenos agricultores a perderem suas terras. 

Veja também que modelo de dominação,as grandes corporações das sementes tem na sua agenda.



quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Materiais de apoio para professores

Olá, professores! Continuamos trazendo os vídeos que podem servir de apoio para as aulas.

Confira!


Temos bastante dinheiro para construir um mundo melhor  




O vídeo explica porque todo mês parte do salário que cada cidadão recebe vai para o governo com o intuito de investir em um futuro melhor para a comunidade, mas não é o que se vê. E motivo que é alegado é sempre o mesmo: não há dinheiro.


A História da Mudança





A sociedade pode mudar a lógica consumista, pois tem poder para realizar qualquer tipo de mudança. Uma delas é frear o consumo excessivo. Neste vídeo é questionado o modelo econômico que nos obriga a comprar um determinado produto que detêm algum tipo de selo com o objetivo de gerar mais lucro.


A História dos Eletrônicos






Eletrônicos não foram feitos para durar. O consumo em massa de dispositivos eletrônicos a cada semestre tem motivo econômico: eles estão desatualizados, além de ser mais barato produzir aparelhos frágeis e com uma curta vida útil que investir em tecnologia sustentável e duradoura.


A corporação





Imagine viver num mundo onde somos governados por grandes corporações, que colocam o lucro acima de tudo e de todos. Na verdade, não precisa imaginar, pois nós já vivemos nesse mundo em que as maiores empresas e conglomerados têm mais poder que o próprio governo, controlando o que vestimos, comemos, assistimos, compramos, falamos e até estudamos na faculdade. É o que mostra o documentário A Corporação, lançado em 2003 e dirigido por Mark Achbar e Jennifer Abbott com base no livro A Corporação – A Busca Patalógica por Lucro e Poder, de Joel Bakan.



As entrevistas são o fio condutor do documentário. Ao todo são 40 convidados que incluem críticos ao sistema e também pessoas que fizeram ou ainda fazem parte de corporações. O objetivo do filme é mostrar como o capitalismo extremo, a ânsia desmedida pelo lucro, pode acabar com a sociedade e o planeta. Ele não é contra o capitalismo, mas a favor da redução do poder das empresas de forma legal, do exercício da ética e da valorização da vida em primeiro lugar.



O Mundo Segundo a Monsanto 





Neste documentário, Marie-Monique mostra como a Monsanto escondeu informações e manipulou resultados para fazer com que alimentos transgênicos fossem comercializados sem que houvesse uma pesquisa sobre os efeitos deles na vida das pessoas. O documentário mostra indivíduos afetados por estes alimentos e principalmente por produtos químicos adicionados a eles.


A Monsanto é uma multinacional que trabalha com biotecnologia, produzindo alimentos, pesticidas e vários outros tipos de insumos agrícolas e está presente em dezenas de países ao redor do mundo. Mas o que será que acontece quando consumimos soja transgênica? Existem inúmeros exemplos no documentário de como seus produtos tem afetado negativamente a vida das pessoas e como houve um lobby governamental para encobrir tais abusos.

Fonte: https://colunastortas.wordpress.com/2014/07/15/documentario-o-mundo-segundo-a-monsanto/

Fiquem ligados, traremos mais postagens com materiais de apoio para a volta às aulas ser recheada de conhecimento! Até lá!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Materiais de apoio para professores

Dando continuidade a divulgação de materiais que podem ser utilizados para enriquecer as aulas, preparamos alguns vídeos e também o Jogo dos Pássaros. Vamos ao jogo?!




O Jogo dos Pássaros foi produzido pela Associação Caatinga. Nele é possível associar o canto ao pássaro.

Como jogar:

Após iniciada a apresentação de slides vai ser possível escutar o canto da ave e na tela aparecerão três aves. O jogador deve clicar na ave que acredita ser a que está cantando. Com isso, surgirá um círculo na ave que está cantando.
Você pode baixar o Jogo dos Pássaros através deste link.


Agora vamos aos vídeos.

Tom da Caatinga é uma série de programas de educação ambiental e musical que apresenta a ecologia e a cultura entrelaçadas com a paisagem no semiárido brasileiro.


Confira!




A história dos cosméticos:

O vídeo explica que há nos cosméticos substâncias tóxicas desconhecidas e explica que o uso contínuo desses produtos pode causar doenças como câncer, asma, dificuldade de aprendizado e disfunção da fertilidade masculina.




A história da água engarrafada:

O vídeo questiona a falta de consciência ecológica dos cidadãos que compram garrafas de água enquanto poderiam beber água tratada. Além de falar das empresas que criam uma imagem ruim da água filtrada com o intuito de vender mais e aumentar os lucros.



A história do mercado de carbono

O vídeo trata sobre a comercialização das emissões de carbono, o Mercado de Carbono, crendo que essa ideia dá liberdade para os grandes poluidores, além de recompensar atitudes ineficazes.



As aulas estão chegando! Que tal preparar conteúdos diversificados para os alunos? Até a próxima!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Você sabe o que é a primavera silenciosa?


No último domingo (11), comemorou-se o dia do Controle de Poluição por Agrotóxicos. Com a data, não podemos deixar de falar do livro “Primavera Silenciosa”.


O livro foi publicado em setembro de 1962, pela bióloga marinha norte-americana Rachel Carson (1907-1964), é considerado o primeiro alerta mundial contra os efeitos nocivos do uso de pesticidas na agricultura. Antes, qualquer indústria química de inseticidas e outros derivados sintéticos podia utilizar o que quisesse no meio ambiente o com a justificativa do combate a pragas, sem o controle de testes científicos. 


O livro teve influência na criação da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos e inspirou movimentos ambientalistas em diversos países. Ele é mais que um alerta contra os agrotóxicos, mostra que a relação do homem com a natureza está no caminho errado e precisa reavaliar conceitos.



Nele, 57 das 328 páginas são de bibliografia de artigos consultados. Esses estavam isolados ou perdidos nas bibliotecas universitárias, sem consultas. Foi Rachel quem uniu toda essas informações científicas pela primeira vez, tornando-as acessíveis a todos.       
Ela sabia que o tema era polêmico e provocaria reações dos produtores de pesticidas. Para defender-se das acusações, pesquisou muito e entrou em contato com cientistas de diferentes países, formando uma rede de colaboradores.


Os testes conduzidos pelos fabricantes de pesticidas eram muito precários. O principal erro é que se testava o efeito sobre um tipo específico de inseto ou erva daninha, isoladamente em laboratório. Porém na natureza e no mundo fora dos laboratórios existe uma cadeia ecológica. Uma vez desequilibrada a cadeia de presas e predadores, a volta ao estado original pode ser demorada. Eventualmente todo o nicho ecológico se desequilibra a longo prazo.


A indústria química agiu de maneira irresponsável, tentando minar a carreira e reputação da bióloga. Entretanto, ela acabou vitoriosa na briga. O DDT e outros inseticidas foram enfim banidos depois de investigações mais criteriosas. E a indústria química teve de rebatizar os pesticidas como "defensivos agrícolas".


Atualmente, Primavera Silenciosa é leitura obrigatória em várias escolas americanas tanto pela importância literária quanto pelo fato de ter sido um marco na luta contra a “poderosa” indústria química. Há o alerta para os alunos não levarem em conta alguns dados equivocados para a atualidade, principalmente informações sobre o câncer. 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Materiais disponíveis para empréstimo

Atenção, professores! Pensando no planejamento para o ano letivo de 2015 decidimos compilar os materiais que podemos disponibilizar para empréstimo.

Exposição em Banners “Conheça e Conserve a Caatinga”:

São 13 banners com informações sobre Flora, Fauna, curiosidades, vilões, riquezas da Caatinga, entre outros.
Confira!













Jogo “Corre, Tatu-bola”:

Através do jogo o estudante vai aprender mais sobre a espécie tatu-bola, os predadores naturais, as ameaças e os hábitos.
Disponibilizamos o jogo e o tapete. É necessário também computador, caixa de som, retroprojetor e tela para projeção.






Sementeca:

A sementeca é um banco de sementes de plantas da Caatinga.








Para solicitar o empréstimo dos materiais, entre em contato conosco.
Fone: (85) 3241.0759
sandino@acaatinga.org.br
marcela@acaatinga.org.br