quinta-feira, 14 de maio de 2015

Trilhas urbanas e Educação Ambiental em Fortaleza

Os parques urbanos são espaços que favorecem o desenvolvimento de atividades ligadas à percepção ambiental e Educação Ambiental e que visam proporcionar uma consciência sobre os espaços, promovendo mudança de atitudes e ideais. Essa aliança deve ter como objetivo a transmissão de conhecimentos e a compreensão dos problemas ambientais e com isso gerar uma maior sensibilização das pessoas a respeito da preservação dos recursos naturais.

O processo de sensibilização, de conscientização e conhecimento envolve todo o processo de percepção ambiental presente na Educação Ambiental, despertando ações positivas que sensibilizem os indivíduos da importância de preservação do meio ambiente, contribuindo para um menor nível de impacto ambiental e uma melhor qualidade de vida para as comuni­dades urbanas.

Com isso, o desenvolvimento de atividades ligadas às vivências com a natureza deve proporcionar a comunidade conhecimento sobre o meio ambiente com o propósito de fortalecer o exercício da cidadania e as relações com a natureza, acelerando o desenvolvimento de novas práticas produtoras sustentáveis nos níveis ambiental, cultural, econômico, social e espacial.

Os parques situados em áreas urbanas são considerados patrimônios ambientais, históricos e culturais, e proporcionam ao seu público um espaço geográfico propício para convivência social, lazer, prática de esportes, contemplação, educação ambiental e a possibilidade de coexistência do ambiente natural com o ambiente construído.

Em Fortaleza, as trilhas urbanas propiciam uma leitura geográfica e histórica da cidade a partir da elaboração de roteiros de percursos urbanos, sobretudo na área central. Para a realização das atividades, devem ser definidas temáticas que irão nortear o percurso, com leituras e produção de material (mapas, textos, apresentação de slides, dentre outros). Dentre os espaços na cidade onde essa prática esportiva e de contemplação da natureza pode ser encontrada destacam-se:

Foto: Semace

Parque Botânico do Ceará


O Parque Botânico possui uma área de 190,00 ha e encontra-se à uma distância de 15 km de Fortaleza. É uma Unidade de Conservação em processo de revisão para adequação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, previsto na Lei Federal n° 9.985, de 18 de julho de 2000. Representa uma Unidade de Proteção Integral e possui um perímetro de 7053 m limitados por marcos em estacas de cimento, arame e tela de proteção. 

Foi inaugurado em 5 de junho de 1998 sendo administrado diretamente, durante 12 anos, pela Federação das Indústrias do Ceará – FIEC, mediante firmo de Convênio com a participação do Governo do Estado do Ceará por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE e indiretamente pelo Governo Municipal de Caucaia. Em 9 de julho de 2010 voltou a ser gerenciado pela SEMACE.

O Parque Botânico é aberto à visitação pública com função educativa e recreativa, fomentando a cultura ecológica e propiciando à população um local de lazer e recreação de cunho cultural, com informações sobre a fisionomia botânica do Ceará.

Horários de funcionamento:
De segunda a domingo, das 8h às 12h e de 13h às 16h.

Foto: Semace

Floresta do Curió


A Floresta do Curió é o pulmão da Mata Atlântica em plena Região Metropolitana de Fortaleza. Destaca-se pelo clima ameno e a vegetação composta pelas principais espécies nativas e frutíferas – como jatobá, timbaúba, cedro, visgueiro e catanduva, a floresta é entrecortada por pequenos riachos e nascentes. Esse cenário pode ser visto por quem passeia por uma das três trilhas que cortam os 57 hectares da Área preservada que fica entre os bairros de Messejana e Curió.

Além da flora, a mata abriga uma grande diversidade de fauna – 92 espécies (7 mamíferos, 65 aves, 14 répteis e 6 anfíbios), que ajudam a promover o contato entre a população e a natureza. Há ainda uma sala ao ar livre, dedicada a cursos, palestras e aulas práticas, realizadas por meio de convênios com escolas e universidades locais. O local é aberto à visitação pública.

Localização: Avenida Curió, 1000, entre os bairros de Messejana e Curió.
Como chegar: Washington Soares, Maestro Lisboa (entrada para o Beach Park), dobra à direita na Avenida Curió (Av. do Recreio Clube do Campo, após o conjunto habitacional Curió).
Horário de visitação: de 6 às 16 horas

 
Foto: Sabiaguaba Park

Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba


O Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba tem como um dos objetivos a preservação dos ecossistemas naturais existentes, o controle do avanço da ocupação urbana, o incentivo à realização de pesquisas cientificas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico. O Parque se destaca como o único campo de dunas e sistemas ambientais da cidade. O lugar tem grande variedade de ecossistemas, incluindo dunas fixas e móveis, faixa de praia, lagoas costeiras e tabuleiros pré-litorâneos.

Localização: Bairro da Sabiaguaba, Fortaleza-CE

Foto: Fundação Maria Nilva Alves

Reserva Ecológica da Sapiranga


A Reserva Ecológica da Sapiranga foi criada em 1996 e é uma importante área verde para a proteção de manguezal, pois se integra ao mangue dos rios Cocó e Pacoti e ao parque das Dunas da Sabiaguaba. Possui uma área de 58,76 hectares e é voltada para pesquisa.
O acesso de pessoas ao mangue é controlado. O local abriga animais silvestres, como cobras, garças, marrecos, raposas e guaxinins.

A reserva particular abriga um trecho do rio Coaçu, sangradouro da lagoa da Precabura, que se encontra com o rio Cocó. Parte da lagoa da Sapiranga está dentro dos limites da reserva.

Até a próxima!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Novo material disponível para empréstimo

Olá, professores!

Estamos muito felizes em anunciar que preparamos um novo material didático que se encontra disponível para empréstimo para ser usado em suas aulas: a exposição “Animais da caatinga”.



Os bichos da Caatinga



Trata-se de uma coleção de treze réplicas de animais que habitam o nosso bioma em tamanho real. Junto da coleção, há também um banner informativo de todos os animais que constituem a exposição. Este material está disponível nos nossos dois núcleos: Fortaleza e Crateús.




Para solicitar o empréstimo desse e de outros materiais, entre em contato conosco. Envie email para sandino@acaatinga.org.br ou lucas@acaatinga.org.br.

Nosso telefone é: (85) 3241.0759

Até a próxima!