terça-feira, 4 de novembro de 2014

Obsolescência programada


Que um produto possa se desgastar com o passar do tempo e do uso, é normal. No entanto, uma prática da indústria é fabricar produtos “planejados” para parar de funcionar ou se tornarem obsoletos em um curto período de tempo. Essa prática é mais observada em equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis.


Um bom exemplo de obsolescência programada é a lâmpada. Quando criada, ela durava muito, mas as fabricantes perceberam que venderiam apenas um número limitado de unidades. Por isso, criaram uma fórmula para limitar o funcionamento das lâmpadas.
Saiba mais sobre obsolescência programada aqui.

O espanhol Benito Muros, presidente de um movimento chamando Sem Obsolescência Programada (SOP), criou uma lâmpada que não queima e por conta disso está sendo até ameaçado de morte. Neste link você pode ficar por dentro dessa história.

Para fazer o projeto da lâmpada, que tem 25 anos de garantia, ele estudou uma lâmpada que está acesa há mais de 110 anos instalada no Corpo de Bombeiros de Livermore, Califórnia, Estados Unidos.

Para provar que a lâmpada não apaga, uma webcam foi colocada junto a ela, que fica ligada durante 24 horas. Veja aqui.

O consumo consciente é uma das necessidades do nosso tempo. O Conheça e Conserve já havia falado disso há algum tempo neste post. Além disso beneficia a natureza e a economia. Já pensou no quanto você pode economizar para investir em outras coisas através do consumo consciente?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.