terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Professores da Rede Municipal de Ensino recebem capacitação

Professores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza participaram de uma aula de campo entre os dias 17, 18 e 19 de novembro. As aulas aconteceram em Quixadá, na Fazenda Não Me Deixes da escritora Rachel de Queiroz e no açude do Cedro.


Durante a viagem os professores interagiram através do jogo Imagem e Ação adaptado para as temáticas da caatinga. Veja abaixo:








No primeiro dia de aula campal, a equipe de Linguagens e Códigos realizou uma atividade de produção textual. Os professores receberam textos com temas relacionados à Caatinga e foram estimulados a criarem outros textos a partir do texto base. 








Os gêneros textuais sugeridos foram: quadrinho, cordel, receita, fábula, poema e conto. Confira:







No segundo dia, a turma de Ciências da Natureza e Matemática participou de atividade de identificação das plantas da Caatinga e de atividades dinâmicas como a Pirâmide da Biomassa.










Os professores de Ciências Humanas participaram da dinâmica "Chuvisco nos dedos" e do "Círculo de ombros". Com essas dinâmicas* eles foram instigados a pensar sobre o impacto das ações humanas sobre o Planeta. Abaixo das imagens você pode conferir e fazer o download das regras de funcionamento das dinâmicas:












*Fonte: Dinâmicas e Instrumentação para Educação Ambiental de Genebaldo Freire Dias.





A aula de campo marca a última etapa da capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. A ação foi pensada a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Associação Caatinga. 
O projeto continua em 2015 com a realização das atividades pelos professores nas escolas com o apoio da Associação Caatinga.

Você pode ver outras fotos da aula de campo no nosso Flickr.


Veja neste link como é possível fazer download de publicações no ISSUU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.