quarta-feira, 15 de abril de 2015

Educar para combater a caça


No mês de março, a Associação Caatinga deu início à campanha: “Caça e tráfico de animais: acabe com essa ideia!”, tendo como atividades iniciais algumas visitas realizadas nas escolas das comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas em Crateús.



A ação tem por objetivo sensibilizar os alunos para os problemas ambientais relacionados à caça predatória, possibilitando um melhor entendimento sobre os perigos da caça e seus efeitos negativos para o bioma Caatinga. Essa ação irá motivar os alunos a ajudarem na conscientização dos caçadores, dos pais, dos vizinhos e das comunidades em que residem.


A Caravana Contra a Caça esteve presente em três escolas entre elas: Escola de Cidadania de Ibiapaba, Escola de Cidadania São José – Poti, Escola de Cidadania José Araújo Veras – Queimadas. No total, foram envolvidas nesse primeiro momento das ações educativas da campanha cerca de 250 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.



A expectativa da Caravana Contra a Caça é atender escolas e comunidades da zona rural e urbana dos municípios de Crateús/Ceará e Buriti dos Montes/Piauí, como também futuras ações realizadas nas escolas de Fortaleza, promovendo ações educativas contextualizando o combate à caça, a importância dos animais que existem no bioma, o risco de extinção dos animais e a relação do homem com o meio natural utilizando ferramentas lúdicas e dinâmicas, através de práticas de educação ambiental.

Dentre os materiais utilizados nas ações estão a exposição de informações e artefatos usados para a caça (gaiolas, armadilhas, baladeiras), apresentação de vídeos e músicas voltadas para esse contexto, troca de informação (debates), exposição de réplicas de animais da Caatinga, jogos educativos, produção de desenhos (animais da Caatinga) despertando através disso uma reflexão individual e coletiva, construindo novos pensamentos e atitudes que podem ser adotadas e colocadas em prática no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.