segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Projeto No Clima da Caatinga realiza Curso de Coleta de Sementes



O Projeto No Clima da Caatinga considera que capacitar produtores rurais para coleta e comercialização de sementes é umas das formas de barrar a degradação e garantir a retomada do equilíbrio natural dos ecossistemas.

Pensando em estimular a população para ações de reposição florestal, o NCC promoveu o Curso de Coleta de Sementes, para que as comunidades que vivem no entorno da Reserva Natural Serra das Almas envolvam-se com ações ambientais e ainda obtenham uma renda extra para compor seu orçamento financeiro.

Cerca de 40 pessoas participaram dos dois fins de semana de aulas, realizadas nos dias 19, 20, 26 e 27, no Centro Ecológico Samuel Johnson, localizada na RNSA. Entre os conteúdos apresentados estavam noções de colheita, beneficiamento, secagem, armazenamento, primeiros socorros, ascensão em árvores, associativismo e cooperativismo.

O intercâmbio de informações e experiências, entre os participantes, foi fundamental para as aulas, que contaram com atividades teóricas e práticas.

Veja o que os alunos falaram do curso:

"Eu vejo o curso de coletores como uma boa forma de ganhar dinheiro, sem precisar sair daqui da comunidade para tentar alguma coisa no sul" Anderson Rodrigues / Besouro / 16 anos

" Eu vou abrir uma pequena empresa de coleta de sementes da Caatinga, pois Felipy mostrou uns vídeos de algumas pessoas que abriram uma cooperativa de restauração florestal na Bahia e eles estão conseguindo tirar seu sustento com essa atividade. E o mais importante é que não precisa sair daqui da comunidade e nem da nossa cidade. Com isso eu posso ajudar a minha família"  Alexandre Viana / Cabaças / 31 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.