segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Oficina Conheça e Conserve a Caatinga com professores de Crateús e Buriti dos Montes



O projeto No Clima da Caatinga, patrocinado pela Petrobras, ofereceu a Oficina Conheça e Conserve a Caatinga na sua ação de Educação Ambiental.  Realizada no Centro Ecológico Samuel Johnson, a primeira fase da oficina teve duração de 16h e foi formada por duas turmas, uma com 15 professores do município de Crateús – CE nos dias 30 e 31 de julho e outra com 26 professores do município de Buriti dos Montes –PI nos dias 01 e 02 de agosto.

O kit Conheça e Conserve a Caatinga, que possui 04 volumes (O Bioma Caatinga, Mudanças Climáticas, Tecnologias Sustentáveis e Educação Ambiental) foi à fonte de conteúdos utilizada durante as aulas. Os professores que compareceram a oficina foram beneficiados com as cartilhas além do Calendário Ecológico, Caneta e Bloco de Notas.

Para os dois dias destinados a explicação do conteúdo, nossa equipe de educação ambiental preparou palestras e apresentações que tentavam despertar as maneiras mais dinâmicas para compreensão e assimilação das informações, pensando sempre em como o aluno poderia estar se envolvendo com aquele conteúdo.  Tentando motivar ainda mais o contato com a natureza, também foram inseridas na programação algumas trilhas realizadas na Reserva Natural Serra das Almas.



A primeira fase foi enriquecedora! E o segundo momento da oficina, com 4h de duração, já está agendado para os dias 15 e 16 de agosto, em Crateús, com a turma da cidade e de Buriti dos Montes, respectivamente. Nesse novo encontro abordaremos o volume de Educação Ambiental e planejaremos um ano de ação, juntamente com os professores, para que os conteúdos do Kit ‘Conheça e Conserve a Caatinga’ cheguem até os estudantes. As atividades que serão planejadas contarão com o acompanhamento dos Educadores Ambientais da Associação Caatinga ao longo do ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.