quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Materiais de apoio para professores

Olá!

Estamos de volta, trazendo novos vídeos para incrementar suas aulas. Confira!

Ilha das Flores





É um curta metragem de 13 minutos e pode ser encaixado no tempo de uma aula. A facilidade de compreensão em razão da exposição didática das ideias, de forma encadeada e informações importantes, prendem a atenção dos alunos.

O curta apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita ao descarte por uma dona de casa, até a chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer serviriam de alimento para os porcos.

O filme é uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de parte da população brasileira. Mostra pessoas em situação sub humana.

Após a exibição do documentário, promova um ciclo de debates apontando cenas que retratam o consumismo, a geração de riqueza, exclusão social, e cite exemplos de locais que os alunos tenham conhecimento onde ocorrem situações semelhantes às apresentadas.



Quantas pessoas podem viver no planeta Terra? 




No documentário  "Quantas pessoas podem viver na Terra?", o naturalista David Attenborough investiga se o planeta caminha para uma crise populacional. Em sua análise, ele nota que a população humana já aumentou de 2,5 bilhões no ano de 1950 para 7 bilhões em 2010, ano que a pesquisa foi realizada. Um aumento realmente alarmante.




Potes, panelas e outras soluções 




A Islândia é um dos países periféricos da Europa Ocidental mais duramente atingido pela crise financeira. Com uma grande diferença: em vez de ajudar os banqueiros que faliram o país, decidiram prendê-los. Para isso o povo se uniu, criou o chamado Movimento Cívico, tirou os políticos do poder, realizou uma constituinte popular, questionou o modelo representativo viciado, as medidas de ajustes fiscais impostas pelo FMI e Banco Mundial e a corrupção que dominava o país a favor dos bancos.

Iniciou dessa maneira o que mais a mídia oligopolista teme: a Democracia Direta.
Por essas razões, a Islândia provavelmente será o primeiro país a sair da crise. E por estas mesmas razões, todas essas intensas movimentações e manifestações sociais que aconteceram no país não foram divulgadas na imprensa tradicional.




A revolução dos cocos 





Em Bougainville, no final da década de 80, a população se colocou contrária aos trabalhos da maior mineradora do mundo, que explorava cobre na região. A revolta começou depois de uma negociação entre os líderes comunitários locais e a mineradora. Os líderes exigiam o fim da extração de minérios na ilha e uma indenização que pudesse financiar a recuperação ambiental do lugar.

Não houve acordo. Iniciou-se uma operação de sabotagem contra as instalações da multinacional britânica. Posteriormente foi imposto um bloqueio econômico que isolou a ilha do resto do mundo.

O isolamento criou talvez a primeira Eco Revolução Criativa do mundo. Sem poder contar com produtos importados, toda a ilha teve que se reinventar para ser autossustentável. Os líderes da revolução também se preocupavam em garantir uma ilha melhor para as futuras gerações.




Sementes da Liberdade




Entenda porque as sementes transgênicas são uma ameaça à saúde, à sociedade, à diversidade nutricional, ao meio-ambiente e à soberania de um país. Entenda por que elas, a longo prazo, levam os pequenos agricultores a perderem suas terras. 

Veja também que modelo de dominação,as grandes corporações das sementes tem na sua agenda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.