quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Materiais de apoio para professores

Olá, professores! Continuamos trazendo os vídeos que podem servir de apoio para as aulas.

Confira!


Temos bastante dinheiro para construir um mundo melhor  




O vídeo explica porque todo mês parte do salário que cada cidadão recebe vai para o governo com o intuito de investir em um futuro melhor para a comunidade, mas não é o que se vê. E motivo que é alegado é sempre o mesmo: não há dinheiro.


A História da Mudança





A sociedade pode mudar a lógica consumista, pois tem poder para realizar qualquer tipo de mudança. Uma delas é frear o consumo excessivo. Neste vídeo é questionado o modelo econômico que nos obriga a comprar um determinado produto que detêm algum tipo de selo com o objetivo de gerar mais lucro.


A História dos Eletrônicos






Eletrônicos não foram feitos para durar. O consumo em massa de dispositivos eletrônicos a cada semestre tem motivo econômico: eles estão desatualizados, além de ser mais barato produzir aparelhos frágeis e com uma curta vida útil que investir em tecnologia sustentável e duradoura.


A corporação





Imagine viver num mundo onde somos governados por grandes corporações, que colocam o lucro acima de tudo e de todos. Na verdade, não precisa imaginar, pois nós já vivemos nesse mundo em que as maiores empresas e conglomerados têm mais poder que o próprio governo, controlando o que vestimos, comemos, assistimos, compramos, falamos e até estudamos na faculdade. É o que mostra o documentário A Corporação, lançado em 2003 e dirigido por Mark Achbar e Jennifer Abbott com base no livro A Corporação – A Busca Patalógica por Lucro e Poder, de Joel Bakan.



As entrevistas são o fio condutor do documentário. Ao todo são 40 convidados que incluem críticos ao sistema e também pessoas que fizeram ou ainda fazem parte de corporações. O objetivo do filme é mostrar como o capitalismo extremo, a ânsia desmedida pelo lucro, pode acabar com a sociedade e o planeta. Ele não é contra o capitalismo, mas a favor da redução do poder das empresas de forma legal, do exercício da ética e da valorização da vida em primeiro lugar.



O Mundo Segundo a Monsanto 





Neste documentário, Marie-Monique mostra como a Monsanto escondeu informações e manipulou resultados para fazer com que alimentos transgênicos fossem comercializados sem que houvesse uma pesquisa sobre os efeitos deles na vida das pessoas. O documentário mostra indivíduos afetados por estes alimentos e principalmente por produtos químicos adicionados a eles.


A Monsanto é uma multinacional que trabalha com biotecnologia, produzindo alimentos, pesticidas e vários outros tipos de insumos agrícolas e está presente em dezenas de países ao redor do mundo. Mas o que será que acontece quando consumimos soja transgênica? Existem inúmeros exemplos no documentário de como seus produtos tem afetado negativamente a vida das pessoas e como houve um lobby governamental para encobrir tais abusos.

Fonte: https://colunastortas.wordpress.com/2014/07/15/documentario-o-mundo-segundo-a-monsanto/

Fiquem ligados, traremos mais postagens com materiais de apoio para a volta às aulas ser recheada de conhecimento! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.