segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Você sabe o que é a primavera silenciosa?


No último domingo (11), comemorou-se o dia do Controle de Poluição por Agrotóxicos. Com a data, não podemos deixar de falar do livro “Primavera Silenciosa”.


O livro foi publicado em setembro de 1962, pela bióloga marinha norte-americana Rachel Carson (1907-1964), é considerado o primeiro alerta mundial contra os efeitos nocivos do uso de pesticidas na agricultura. Antes, qualquer indústria química de inseticidas e outros derivados sintéticos podia utilizar o que quisesse no meio ambiente o com a justificativa do combate a pragas, sem o controle de testes científicos. 


O livro teve influência na criação da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos e inspirou movimentos ambientalistas em diversos países. Ele é mais que um alerta contra os agrotóxicos, mostra que a relação do homem com a natureza está no caminho errado e precisa reavaliar conceitos.



Nele, 57 das 328 páginas são de bibliografia de artigos consultados. Esses estavam isolados ou perdidos nas bibliotecas universitárias, sem consultas. Foi Rachel quem uniu toda essas informações científicas pela primeira vez, tornando-as acessíveis a todos.       
Ela sabia que o tema era polêmico e provocaria reações dos produtores de pesticidas. Para defender-se das acusações, pesquisou muito e entrou em contato com cientistas de diferentes países, formando uma rede de colaboradores.


Os testes conduzidos pelos fabricantes de pesticidas eram muito precários. O principal erro é que se testava o efeito sobre um tipo específico de inseto ou erva daninha, isoladamente em laboratório. Porém na natureza e no mundo fora dos laboratórios existe uma cadeia ecológica. Uma vez desequilibrada a cadeia de presas e predadores, a volta ao estado original pode ser demorada. Eventualmente todo o nicho ecológico se desequilibra a longo prazo.


A indústria química agiu de maneira irresponsável, tentando minar a carreira e reputação da bióloga. Entretanto, ela acabou vitoriosa na briga. O DDT e outros inseticidas foram enfim banidos depois de investigações mais criteriosas. E a indústria química teve de rebatizar os pesticidas como "defensivos agrícolas".


Atualmente, Primavera Silenciosa é leitura obrigatória em várias escolas americanas tanto pela importância literária quanto pelo fato de ter sido um marco na luta contra a “poderosa” indústria química. Há o alerta para os alunos não levarem em conta alguns dados equivocados para a atualidade, principalmente informações sobre o câncer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.