sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Para onde vai o lixo eletrônico?


Estamos vivendo em constante avanço tecnológico, onde o que hoje é considerado de última geração amanhã pode ser considerado obsoleto. As pessoas querem sempre estar com o que há de mais novo no mercado de eletroeletrônicos, mas para isso os antigos são descartados. E para onde vai o lixo eletrônico?


A destinação final do lixo eletroeletrônico é um grande problema e pouco se fala sobre isto. Assim, grande parte destes equipamentos acaba indo para o lixo comum e consequentemente para os lixões e aterros sanitários, contaminando o solo. De acordo com um dos relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre esta questão, o volume anual de eletrônicos descartados no planeta aumenta 40.000 toneladas todos os anos.


A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada e torna obrigatória à destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos no Brasil. A base da Lei diz que devem ser estruturados e executados sistemas de logística reversa, ou seja, o retorno de produtos após serem utilizados pelo consumidor.


Fonte: Planeta Sustentável



O artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305, prevê que alguns produtos devem ser devolvidos no pós-consumo: agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes.


Desde 2014 empresas são obrigadas a recolher e dar destino adequado a seus produtos. A lei proíbe a eliminação de resíduos onde possa haver contaminação da água ou do solo. Se não descartados corretamente esses resíduos podem contaminar solo e lençóis freáticos, pois traz mais de 60 tipos diferentes de substâncias. Muitas delas são tóxicas e portanto, nocivas à saúde. Entretanto apenas nas grandes cidades do país existem postos de coleta dos eletroeletrônicos.

Fonte: Recicle


Neste período de seca, os poços perfurados nas cidades que estão sofrendo com a falta d’água podem estar contaminados, já que a contaminação, causada pelo descarte errado do lixo eletrônico, pode atingir os lençóis freáticos que abastecem os poços.


Já existem empresas que trabalham com a logística reversa, que é a responsabilidade comum pelo ciclo de vida dos produtos, o "conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei."

Ou seja, a lei exige que as empresas assumam a responsabilidade pelos produtos descartados na natureza e cuidem da adequada destinação ao final de seu ciclo de vida útil. Um exemplo de empresa que trabalha com isso é a Claro. Abaixo temos um vídeo educativo, uma cartilha e um infográfico sobre lixo eletrônico. Confira!








Cartilha 



Infográfico





Onde levar seu lixo eletrônico em Fortaleza:



Fontes:

http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28020-o-que-e-logistica-reversa

Veja neste link como é possível fazer download de publicações no ISSUU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.